sexta-feira, 21 de outubro de 2011

IBOV & YM - WF 211011 (Confirmação do padrão CMC)

Mais uma vez, apesar da desconfiança geral e da torcida dos muitos ursos que ficaram de plantão, os osciladores anteciparam, de forma correta, o movimento dos preços!

YM - Passou grande parte da semana em movimento tipicamente corretivo, "zigzagueando", alternadamente, no interior do triângulo indicado em verde na figura (triângulos = onda iv!!).

Encerra a semana com teste na região dos 11700 pontos, com novo toque na linha central do fork que, a partir de agora, fica mais confiável de ser operado.

Diferentemente da semana anterior, a partir de gora, ambos os osciladores já apresentam alguma divergência no gráfico diário, sinalizando exaustão do movimento ascendente nesta periodicidade.

No semanal, contudo, além de ainda não existir nenhuma divergência aparente (nem sinalização de força vendedora no candle deixado no encerramento do pregão) um dos meus osciladores confirma a troca de lado - fato bastante relevante nessa periodicidade - reforçando assim a possibilidade de confirmação do desdobramento indicado no post anteior: WF 141011

Cabe destacara que a retração de 61,8% da última perna de baixa fica um pouco acima do fechamento de hoje, na região dos 11850 onde, possivelmente, o oscilador também deve encontrar a resistência dada pela linha de topo (vermelha). Ali, quem tem uma contagem impulsiva para a perna de baixa, vai vender, acreditando que o movimento ascendente foi corretivo.

Aqueles que, como eu, acreditam que o movimento foi corretivo na baixa (ABC) vão seguir comprando apostando no rompimento da retração e superação do topo anterior.

Ali, naquele ponto, eu espero uma batalha sangrenta entre touros e ursos!






IBOV & WinFut - O topo do canal de baixa veio sendo testado, sucessivamente, ao longo da semana, finalizando o pregão de hoje com uma sinalização de rompimento que, pela timidez, necessita ser confirmado no decorrer dos próximos pregões.

Continuo acreditando que se o canal for rompido o mais provável seria uma aceleração do movimento ascendente, eventualmente marcando um ponto de inflexão na tendência de baixa!!!

No WinFut, há 10 minutos do fechamento, nem o Gap nem o topo da Bollinger foram testados!















Nota: Ainda que de forma discreta, o saldo da posição vendida dos investidores estrangeiros (Saldo em 20/10/11: -70600) vem caindo progressivamente, sugerindo atenção nas operações de venda!!

Abraços e bons negócios! MC