sexta-feira, 11 de novembro de 2011

IBOV & YM - WF111111 - Padrão CMC no Semanal / CMV no Diário!!


O bom de deixar para analisar o mercado somente no final da semana é a tranquilidade e a serenidade que se ganha ao não permitir que a volatilidade e o calor do momento precipitem as conclusões, influenciando negativamente as tomadas de decisão.

Vivemos uma quarta-feira conturbada, devolvendo, em único pregão, todos os avanços conquistados durante todo o mes de Novembro. Aqui eu me refiro especificamente ao YM (Dow Jones Industrial - Índice Futuro).
É óbvio que, apesar de não visualizar nenhum sinal de franqueza nas periodicidades em que eu analiso, fiquei preocupado, imaginando que os osciladores tinham me deixado na mão e que uma realização mais importante estava prestes acontecer.

Naquele dia, sob o calor de mais de 3% de queda, cometi a eresia de desconfiar daqueles que, inequivocamente, tem me sido fiéis, sinalizado a direção, mostrando os obstáculos e antecipado os desdobramentos!

Hoje, decorridos apenas dois pregões, não só recuperamos todo o terreno perdido na última quarta-feira, como também avançamos sobre os valores de fechamento das últimas duas semanas, confirmando assim a direção inicialmente antecipada.

O candle que fica demonstra força, engolfando e "neutralizando" a exitação deixada com o candle da semana anterior!

Muitos dos Gurus que eu conheço - alguns que respeito, outros nem tanto - ficaram com a bunda na parede, chorando e "reclamando" do Sr. Mercado!

Quem operou a emoção acionando venda e/ou, pelo nervosismo, precipitou o encerramento de posições compradas deve, a esta altura, estar se lamentando.

É importante reconhecer que, em linha com o que foi antecipado nos posts de WF211011 e no Comentário de 26/10, a região dos 18500, pela polarização ofericada pela MM200 e pela retração de 61,8% da última perna de baixa (Formação de Cluster), seria uma zona de forte resistência onde uma batalha sangrenta entre touros e ursos se daria.



Hoje, com a semana se encerrando, os ursos estão tristes, chorando, feridos, alguns um pouco mais pobres, mas não estão mortos e nem definitivamente vencidos!

Recuperamos o terreno perdido, seguimos na direção inicialmente antecipada, mas precisamos confirmar o movimento no decorrer da próxima semana, sem o que todo o esforço terá sido em vão!

Para lançar alguma incerteza no ar, deixo registrada a minha preocupação com os sinais de fraqueza que identifico em dois dos osciladores que utilizo (YM diário).

Esse sinal preocupa porque acontece em uma região de IFR bastante perigosa, o que me sugere novos embates antes de novos avanços!

Ainda assim - apesar da falta de combustível e de aceleração - não vejo nenhum sinal gráfico nas periodicidades superiores que indique a necessidade de alterarmos o cenário discutido no decorrer das últimas semanas. Assim, atualizo apenas os gráficos:

YM - Segue operando em região complicada - O sinal divergente no diário sugere correção no CP:


IBOV - Atrasado em relação ao YM, ainda testando a PA de 1:1 em zona de transição de tendência:

WinFut - Enjaulado no interior do triângulo, segue sem confirmaçar a superação da retração de 61,8% da última perna de baixa:


O saldo da posição vendida dos investidores estrangeiros no mercado futuro de índice permanece praticamente inalterado (-56706):






Mais uma vêz, renovo aqui os meus mais sinceros agradecimentos e votos de devoção aos meus queridos osciladores e aos ensinamentos que me foram passados pela Connie Brown, Andrew Cardwell e John Hayden, com quem tive a oportunidade de trocar alguns insights e esclarecer alguns pontos no decorrer desta semana.

Abraços e um bom feriado a todos! MC

Notas:

1) Padrão CMC = Copo Meio Cheio
2) Padrão CMV = Copo Meio Vazio