domingo, 20 de maio de 2012

WF 200512 - 48 dividido por 79 = ?

Se eu pudesse retornar ao mundo acadêmico, certamente aprofundaria a minha tese sobre os mercados globais, incorporando à Macroeconomia, sobre a qual tratei, os conhecimentos que adquiri ao longo dos últimos anos no campo da análise técnica.
Muito provavelmente eu discorreria sobre o início de um novo ciclo "virtuoso" que, a meu ver, pode nascer da conjugação da adoção de políticas expansionistas, calibradas e administradas com o rigor e a responsabilidade impostas por uma política fiscal firme e responsável.

Como toda tese necessita estar fundamentada em uma sólida base teórica, nem sempre simples e direta, vou pular essa parte e partir para a minha interpretação / conclusão que, simplisticamente, tento traduzir no próximo parágrafo:
Assim como não existem verdades absolutas, dada a complexidade e interdependência das relações globais, nenhuma "terapia" econômica conhecida, administrada de forma isolada, seria capaz de endereçar, ao mesmo tempo e de maneira eficaz, os problemas de natureza fiscal e os de crescimento econômico experimentados por grande parte dos países que formam o hemisfério norte.

Neste caso, dado o precário estado de "saúde" dos países envolvidos, sómente a associação de mais de uma "terapia", administrado e acompanhado em regime de UTI, poderiam garantir a sobrevida e/ou cura dos enfermos.

Não resta a menor dúvida de que sequelas vão ser deixadas, efeitos colaterais advindos da medicação vão existir, mas, do ponto de vista terapêutico, somente a associação de mais de um "princípio ativo" (política) pode evitar a falência múltipla dos vários órgãos envolvidos.
Nesse sentido, vejo a eleição de Francois Hollande como um dos acontecimentos políticos mais importantes dos últimos anos. De um lado, sua visão expansionista, deve neutralizar o rigor e a inflexibilidade, até então impostos aos membros da Comunidade Econômica Europeia, pela dupla Sarkozy /Merkel, enquanto que, do outro, uma CEE politicamente unida em torno de um crescimento "sustentável" deve provocar uma alinhamento entre políticas e interesses Euro-Americanos, favorecendo um clima de estabilidade que pode induzir a um ciclo virtuoso de crescimento global.

Interessantemente, do ponto de vista gráfico, quando analiso as principais moedas e índices globais, também é isso o que vejo:

 Euro:


YM - DJI Futuro:



IBOV:


Contagens Preferidas - Mais Prováveis












Desdobramento mais Provável - Contagem B




















E, finalmente, respondendo à pergunta que deu origem ao título deste post:

IBOV - Período Impulsivo: 10/2002 a 05/2008 ~ 79 meses;
IBOV - Período Corretivo: 05/2008 a 05/2012 ~ 48 meses

Assim: 48/79 ~ 0,61 = 61% 

Eu sei perfeitamente que tem muito urso salivando, dando como certa uma derrocada global dos mercados, o que, de fato, pode acontecer.

Eu, contudo, como sou macaco velho, respeito os osciladores e essas "coincidências" de Fibonacci, fico esperto e atento para as eventuais oportunidades que possam surgir!!!

Abraços e bfs, MC