sábado, 10 de março de 2012

IBOV - Compra ou Venda? (WF 100312)

Como eu não tenho muito a acrescentar ao que já disse anteriormente, hoje, vou tentar induzir você a pensar sobre o cenário mais provável para o mercado. Se não estiver com vontade de pensar, pode parar por aqui!

Vamos começar pela periodicidade:

Sabemos que, quanto maior a periodicidade, melhor e mais confiável a leitura que se pode fazer dos traçados, tanto nos preços como nos osciladores. Vocês já devem ter percebido que, pessoalmente, prefiro os osciladores!

Se você é um daqueles que acha que o mercado esta esticado e que já é hora de abrir operações na ponta vendedora ou de sair das posições compradas, eu sugiro que você compare os traçados e candles que vão ficando na periodicidade mensal. Na minha opinião, a mais confiável!

Aos não Elliottistas peço que simplesmente ignorem a contagem e se atenham aos traçados / candles.

Como, reconhecidamente, não podemos antecipar o futuro mas, ainda assim, precisamos operar, é importante trabalharmos com mais de um cenário, adotando, com base nas evidências disponíveis, um deles como sendo o mais provável e na direção do qual as operações deveriam seguir.

Pela minha contagem, fica evidente qual é o meu cenário dominante. Ainda assim, para que você possa entender os meus motivos, eu te convido a analisar as evidências disponíveis no gráfico abaixo - Traçados e Candles - respondendo objetivamente às perguntas que se seguem:















1) O candle atual, guarda alguma similaridade com aquele deixado em um ponto equivalente do oscilador no ano de 2009?

2) Esse candle deixa evidente qual a força dominante no mercado?

3) O traçado no oscilador guarda alguma semelhança com o traçado inicial de 2009?

4) Existe alguma chance daquele mesmo traçado estar se repetindo?

Depois de responder a essas perguntas, permita-se refletir por algum tempo, defina qual é o seu cenário mais provável, e prossiga para a próxima pergunta:

 

5) Com base no cenário que você acaba de definir, que tipo de operações você deveria estar iniciando: compra ou venda?

Abraços e um bom final de semana a todos! MC