sexta-feira, 25 de novembro de 2011

IBOV & YM - WF 251111 - What a week!!

Se por um lado a gente aprende muito convivendo com a alta volatilidade e com a falta de uma clara tendência, por outro, não é fácil conseguir manter o equilíbrio emocional e a sensatez com tanta gente opinando, com tanta notícia ruim, com tanto zigzag e indefinição.


 Confesso que ao longo de todos esses anos de mercado eu nunca aprendi tanto, contudo, não tem sido um processo fácil!!


Ainda me lembro quando no post do último dia 11 eu deixei o seguinte comentário:


"Para lançar alguma incerteza no ar, deixo registrada a minha preocupação com os sinais de fraqueza que identifico em dois dos osciladores que utilizo (YM diário).
Esse sinal preocupa porque acontece em uma região de IFR bastante perigosa, o que me sugere novos embates antes de novos avanços!"



Duas semanas depois do comentário, olha só no que deu (Graf 60'):






















Para minha surpresa, depois de testar os limites do canal de baixa (gráfico diário) perdemos o suporte (LTA da base do fork e a Fibo de 61,8), e corrigimos para além da Fibo de 50%.

O sinal de que a correção viria estava lá, no gráfico do dia 11, confesso, contudo, que não imaginava que pudesse cavar tão fundo!!

Agora, enquanto escrevo, o YM corrige depois de tocar, mais uma vez, o topo do canal de baixa.

Os osciladores estão esgotados depois de sangrar em uma única direção por quase 10 pregões.

Atingimos zona de suporte (osciladores) no gráfico semanal e, em tese, podemos estar indo para as melhores semanas dos últimos meses. Tudo vai depender da confirmação dessas zonas de suporte!

Chegamos à ponte que tanto pode nos levar para o lado onde os touros pastam tranquilos ou, se ela for rompida, nos deixar, então por muito mais tempo, do lado dos urso, em zona extremamente perigosa para todos os que insistirem em operar do lado comprado.

Nesse momento, o candle que vai ficando no YM diário - ainda faltando algumas horas para o encerramento do pregão - reflete exatamente essa indecisão.

Não tenho muito mais a acrescentar a tudo o que eu já disse ao longo dos últimos dias / semanas:

Todos os sinais que eu consigo traduzir nos osciladores indicam que o mercado esta pronto para subir - inclusive a contagem - mas, como todos sabem, nessas encruzilhadas gráficas é melhor ficar com um pé atras porque, quem vai finalmente decidir para onde é que vai, é o Sr. Mercado!

YM


IBOV


WinFut
O saldo da posição vendida dos investidores estrangeiros no mercado futuro de índice permanece praticamente inalterado (-60000):
Abraços e bom final de semana! MC