sábado, 14 de setembro de 2013

IBOV, YM (DJI mini), Euro – WF 13/09/13

Ao longo da semana, sem querer, acabei me “desligando” do mercado e dedicando quase que todo o meu tempo à entomologia. Sinceramente: Prefiro os gráficos, razão pela, ainda que momentâneamente, deixo a entomologia de lado para falar do que eu realmente gosto, dos mercados!

Na prática, pelo que vejo aqui na filial (IBOV), chegamos exatamente ao ponto de onde havíamos partido. Terminamos a semana com um candle de indefinição, onde compradores e vendedores “lutaram”, defendendo suas posições, com igual intensidade de forças, neutralizando assim o movimento:

image

Mais uma vez, vamos testar o topo do triângulo formado no oscilador. Se vai haver rompimento e confirmação da contagem, só o tempo vai dizer! Por enquanto, sigo com a contagem original, pessoalmente (man)tida como a contagem mais provável.

Na matriz (YM – DJI) a situação não é, nem de longe, menos interessante!

Diferentemente do que aconteceu aqui, lá, os compradores dominaram o mercado, finalizando a semana com um candle de longa amplitude, sem nenhuma sombra superior – MARUBOZU -  o que, em tese, sugere a continuidade do movimento:

image

Cabe ressaltar, contudo, que a zona é extremamente ursa – tanto no diário quanto no semanal – pela Fibo que fica na mesma altura do “ombro” esquerdo, pela proximidade do limite superior do Fork e pelo próprio IFR 60.

Vale lembrar ainda que, apesar do sinal deixado pelo candle, o surgimento de um candle com corpo relativamente grande também pode significar exaustão de determinado movimento dos preços.

Na minha modesta opinião, não existe rompimento – vide nota deixada no gráfico diário, à direita - antes da confirmação!

E para finalizar, claro, agora que eu já tenho hotel reservado em Barcelona, o EURO parece encontrar novas forças para seguir, ainda que lentamente, na direção do que já vinhamos discutindo ao longo dos últimos meses:

image

Sem dúvida, tem tudo para ser uma semana bastante interessante.

Bom final de semana e bons negócios! [ ], MC

Nota: Mais entomologia…. agora com uma especialista no assunto!!