domingo, 15 de abril de 2012

IBOV & YM - WF130412

Do ponto de vista da teoria descrita por Andrew Cardwell, pela distância relativa percorrida pelo oscilador e pelos preços, o movimento tem perfil corretivo.


Dentro dessa perspectiva, se o movimento for concluido sem a perda do fundo atual (iii ou c:4 ), dentre as inúmeras possibilidades, o mais provável seria seguirmos o traçado indicado pelos retânculos "rosa".

Ainda dentro da perspectiva corretiva de uma onda abc, indico uma outra possibilidade, assinalada pelos retângulos "amarelos", que também poderiam formar uma ABC:4.













Mas, como estamos tratando de mercado e não de uma ciência exata, temos que considerar também a possibilidade de, com o topo atual, termos concluido o movimento ascendente, quer seja porque estamos iniciando uma correção mais profunda - Explo: corrigindo toda a perna de alta iniciada desde 2009 - ou mesmo revertendo a tendência principal:

Como não dá para adivinhar (antecipar) o caminho que o mercado vai tomar, sugiro cautela nas novas entradas, tanto na compra como na venda!

No que se refere ao IBOV, ainda pela técnica descrita pelo Cardwell, dada a situação atual do oscilador no diário, o mais provável seria uma recuperação no patamar de preços, testando e reconhecendo o fundo do canal principal (rosa, no diário) e a linha de suporte dado pela antiga LTB (azul claro, no semanal):













Do ponto de vista da contagem, como ainda não houve confirmação da perda de suporte e/ou reversão na tendência, por enquanto, mantenho-a inalterada:













Nos momentos de incerteza / indefinição, prefiro aguardar até que o oscilador me indique o desdobramento mais provável. Nesse momento, vejo, com igual probabilidade, as possibilidades descritas acima / resumidas abaixo:

  • Pode subir de imediato (33%);
  • Pode cair um pouco mais para formar a ABC:4, e só depois subir (33%);
  • Podemos  estar iniciando uma correção mais profunda (Por explo: toda a perna de alta, desde 2009), ou mesmo revertendo a tendência principal (33%).

Como eu não sei - e os Gurus também não sabem - o que vai acontecer, passo a operar pequeno, exclusivamente no curtíssimo prazo. Abraços e uma boa semana a todos! MC