sábado, 28 de julho de 2012

IBOV, YM (DJI Futuro) e Euro – WF 270712


Há dois pregões do final de Julho, o mercado parece ter reunido forças para, mais uma vez, provar que, nem sempre, aquilo que parece o óbvio acaba se traduzindo em movimento nos preços.

Ao longo das últimas semanas notícias ruins vindas da Europa e da “Casa Matriz” estiveram sempre presentes no noticiário mas, ainda assim, apesar do que os Gurus andaram dizendo, o mercado emite sinais de que ainda não está pronto para cair.

YM – Depois de testar a região dos 12900 e iniciar um processo dado como corretivo, retraçou 100% da perna de alta para fazer um novo teste no fundo anterior (12500).

Quem acompanhou o noticiário e os pregões de segunda e terça-feita, certamente não poderia supor que ao testar o fundo anterior o mercado encontraria forças para reverter com vigor suficiente para superar os dois topos anteriores, deixados nos 12900.

Ainda assim, apesar da expectativa negativa, rompemos os 12900 e encerramos a semana nos 13000, deixando, no diário e no semanal, candles de força que demonstram a entrada de força compradora:


image

É óbvio que, sem confirmação, não há que se dar como certa a continuidade do movimento ascendente - e nem o início de uma nova tendência - especialmente em se considerando que a próxima resistência está bastante próxima e que zona de IFR60 é altamente favorável a um novo movimento de venda.

Há que se manter em mente, contudo, que, vencidos esses obstáculos imediatos, o desdobramento mais provável seria o de uma onda ABC com projeção alternada de 1:1, conforme indicada no gráfico mais à esquerda.

IBOV – Apesar da sinalização negativa e da aparente deterioração que vinha sendo deixada na movimentação dos preços, o IBOV encerra a semana  sugerindo respeito ao suporte mensal, dado pela base do triângulo, e um aparente rompimento positivo do “squeeze” que vinha sendo deixado na periodicidade semanal:


image

O forte deslocamento de preços observado no pregão da última sexta-feira deve ser visto como normal e decorrente do rompimento do “aprisionamento” que vinha sendo observado no oscilador.
A intensidade do movimento foi discutida num dos posts mais abaixo.

Os desdobramentos mais prováveis encontram-se descritos nos osciladores.


Euro – Depois de encerrar a semana passada sinalizando a perda do suporte, o Euro não confirma o rompimento, retornando para o interior da zona de suporte:


image


Em se confirmando o retorno à região de suporte, o sinal divergente que vai sendo deixado entre os candles de Julho e o de Maio (–2), sugere a formação de um fundo nessa região.

Neste caso, o desdobramento mais provável seria um novo teste na região de topo do triângulo mensal – Preços e Oscilador – com possível rompimento para reteste e/ou superação do topo anterior, na região dos 1.600.

Uma reversão no saldo de posições compradas daqueles que buscam “hedgiar” suas posições em Euro pode ser uma sinalização primária na confirmação do movimento descrito acima:


image


Sei perfeitamente que alguns vão dizer que eu enlouqueci de vez ao aventar a simples possibilidade de um novo teste e/ou rompimento do topo anterior para o Euro à luz do estado atual da economia Européia.

Quero lembrar, contudo, que, ao antecipar o último topo (“d” no oscilador), o mesmo comentário já me foi feito!!

Para concluir, com base na teoria descrita por Cardwell, cabe destacar:
  1. Enquanto a região de IFR40 não for perdida,  a tendência para o Euro, na periodicidade Mensal, continua sendo de alta;
  2. Enquanto a RP não for anulada, um novo teste em topo deve ser considerado como desdobramenteo mais provável;
  3. O Triângulo que vem sendo formado nos preços e no oscilador é típico de um desdobramento com caráter eminentemente corretivo;
  4. Não existem, até o momento, sinais aparentes sugerindo perfil de ondas impulsivo.

Se depois de tudo isso você ainda não acreditar na teoria e nem nos desdobramentos que vem sendo antecipados, sugiro consulta aos registros deixados no primeiro quadrimestre de 2011, quando o último topo intermediário foi formado:

Euro - Objetivo e Notícias (24/03/11)

Dólar & Euro (31/03/11)

Se deu certo na antecipação da formação do topo, por que motivo não daria na identificação do fundo?

Abraços e um bom final de semana! MC