terça-feira, 6 de março de 2012

YM & IBOV - EOD 060312

Tanto o IBOV como o YM vão encerrando o pregão com sinais de RPs, em zonas de suporte.

Avanços além das mínimas de hoje sinalizariam uma possível alteração na tendência principal, com implicações baixistas.

No diário o YM testou a Base da BB(20S2S) , a PA de 2,61 do primeiro pivô formado no oscilador e o IFR de 40, deixando sinal de RP:


No semanal, testa a LTA que sai do sinal divergente do oscilador. Se romper essa LTA para baixo, altera totalmente o cenário:


Tenho esses mesmos sinais em alguns papéis nos quais ando de olho e, confiando no oscilador, vou tentar comprar medo (se possível, com desconto) no after.

Se, no final, tudo sair como planejado, vou considerar escrever um livro utilizando o material daqui como exemplo (brincadeira!!!).

Abraços e bons negócios! MC

Nota: O objetivo dessa RP (YM) fica na casa dos 13200, superando, portanto, a máxima anterior!

YM - Update 060312

Como, no post anterior, fiz referência a uma possível aceleração do movimento com a perda do triângulo, achei melhor adicionar alguns comentários:














  1. O simples fato de estarmos rompendo o triângulo no intraday não garante que o movimento vá ser confirmado, portanto, confirmação é mandatória;
  2. Como normalmente acontece, é bem possível que, tendo atingido a PA de 1:1,618 no oscilador, o movimento tenha se esgotado e a reversão (ou repique) se inicie;
  3. Como ainda temos uma RP "ativa", é de se supor que visitemos o topo mais uma vêz, possívelmente com a superação do topo anterior.
Ainda considero prematura a venda de índice para proteção de carteira!

Paciência e calma podem diminuir perdas!

Abraços, MC