sábado, 26 de novembro de 2011

Análise Setorial - WF 251111

Na semana passada eu postei os gráficos que utilizo para analisar as tendências mas, infelizmente, não tive tempo de me aprofundar nos comentários.

Como eles me parecem totalmente pertinentes vou retomar e me aprofundar um pouco mais sobre o assunto.

Da forma como eu analiso o mercado, me interessa saber o ciclo em que os diversos setores (Índices Setoriais) estão em relação ao Índice Principal (IBOV). Me interessa também ter uma idéia quais setores estão sobrecomprados, sobrevendidos, quais estão em sincronia com o IBOV e como andam os fluxos de capital entre eles.

Para não confundir, neste momento, vou me ater exclusivamente à análise dos ciclos.

IBOV

Tempo decorrido entre o fundo e o topo: 12 Meses;
Tempo decorrido entre o topo e o fundo (atual): 10 meses, dividido em duas fases:
  • Fase 1 (amarela) - 5 Meses, relativamente suave, seguindo o padrão indicado no gráfico;
  • Fase 2 - 5 Meses de correção agúda e acentuada.
Desde o fundo (divergente) já testou a LTB que sai da divergência principal -formada entre o ponto onde a "Aceleração" atingiu o seu pico (78) e o ponto de mínima (63) - de onde já corrigiu 50%.

Para não perder a tendência de alta (topos e fundos ascendentes), confirmando o processo de reversão da tendência, o suporte principal que fica na LTA (divergência de fundo) precisa ser respeitado.
Alinhados a esse cenário temos o IFNC, IMOB, INDX, MLCX e o SMLL que, muito provávelmente, devem seguir lado a lado com o movimento principal do IBOV.


Dessa forma, assumindo que o movimento de alta antecipado para o IBOV esteja correto - vide abaixo - esses são os setores onde eu devo concentrar minhas compras sempre que o sinal do setup for acionado.

Em contrapartida, de agora em diante, fico atento a oportunidades na ponta vendedora dos papéis que compõe o ICON, IEEX.

Esses setores estão atrasados em relação ao IBOV e parecem estar seguindo o mesmo padrão de correção da primeira fase de cinco meses (amarela) observada no processo corretivo do IBOV (Timing e Desdobramento):


O ITEL também está atrasado, mas ainda não diverge em topo, tendo recentemente atingido o climax em relação ao oscilador, de onde corrige.

Minha expectativa é de que, neste caso, findo o processo corretivo, o oscilador volte para próximo da casa dos 60, onde um novo topo em preços deve ser alcançado.



Fica a dica!! Abraços, MC