domingo, 19 de fevereiro de 2012

WF 170212 - IBOV, YM, Euro/Dólar

Mercados são, por sua própria natureza, imprevisíveis! Por essa razão tenho andado preocupado com a facilidade com que ele tem sinalizado a direção e amplitude dos movimentos.

Não deveria ser assim, mas tem sido! Quem não acreditar, pode voltar algumas páginas e constatar que os desdobramentos foram antecipados bem antes dos fatos.














Se a minha contagem continuar se confirmando, o único sinal antecipado pelos osciladores é de ligeira divergência na linha de resistência do oscilador, que pode chamar por alguma correção no decorrer dos próximos dias:




















Estamos numa região de clusters no oscilador. Note que neste ponto a PA de 1:1 do primeiro pivô de alta de 2009 (Fibo azul no oscilador) coincide com a mesma projeção do pivô formado em Novembro do ano passado (Fibo rosa), confirmando a resistência e favorecendo o mesmo tipo de correção (com RP) ocorrida no círculo à esquerda.

Vale observar também que a PA de 1,61 do pivô atual remete à LTB que vem passando pelos topos de momento do oscilador. Essa mesma projeção alternada determinou o pico de momento do movimento impulsivo 2009/2010, devendo ser respeitada no movimento atual.

Desde o início achei o movimento improvável mas, acreditando nos osciladores, chegamos até onde chegamos! Se tem sido assim, por que não acreditar que vamos buscar os 71000, para completar a onda 3 e continuar cumprindo os objetivos? Se alguém tiver alguma boa razão para não chegarmos até lá, por favor, deixe um comentário.

Na medida em que o Euro também vai confirmando ter encontrado uma zona de suporte, deixando duas Reversões Positivas, em zona de IFR compatível com a tendência, pode acelerar o movimento em direção ao topo do triângulo que, desta vez, deve ser perfurado em direção ao Topo Histórico (TH).  De novo um cenário improvável mas, quem sabe o oscilador está, mais uma vez, falando a verdade antes do fato:













Desnecessário dizer que se o Euro sobe, o Dólar cai, confirmando assim o cenário positivo traçado para o IBOV. Se esse movimento, de fato, ocorrer vamos ter, de um lado, o Mantega tendo que se virar para segurar uma cotação "articial" do Real, enquanto que, do outro, o Ben Bernanke se delicia vendo a competitivade dos Estados Unidos aumentar em ano de eleição! What a job Ben, well done!!

Por último (last but not the least!) o meu querido YM, que tem feito um brilhante trabalho, deixando RPs sucessivas e, mais importante, cumprindo as projeções dessas RPs:













A RP deixada essa semana no gráfico diário tem objetivo na casa dos 13000, se aproximando da RP do semanal, com objetivo nos 13360!!

Já sei que vem e-mail por ai perguntando o que vai acontecer depois que esses objetivos forem alcançados. A resposta, sinceramente eu não tenho mas, vou ficar atento aos sinais e sussuros dos  osciladores ao longo de todo o percurso. Quem sabe ele continua me contando o que vai acontecer!!

Por enquanto eu só me arrisco até aqui, o que, diga-se de passagem, já é muito além da minha competência!

Abraços e um bom carnaval a todos! MC