sábado, 12 de fevereiro de 2011

IBOV - Contagem e Perspectivas (M/S)

O descompasso entre os mercados Americano e Brasileiro me permite continuar supondo que o IBovespa esteja operando um ciclo - aqui eu me refiro aos grandes ciclos de Elliott - diferente do DJI.

Depois do comentário do Nilo sobre o impacto que as olimpíadas tiveram sobre o mercado acionário Coreano, tomei interesse pelo assunto e passei a pesquisar a influência que grandes eventos esportivos tiveram sobre os mercados acionários dos países sede.

De tudo o que eu li, a frase que mais perto chega da minha conclusão pessoal e que, portanto, na minha opinião, melhor resume esses impactos consta do estudo Analysing the Economic Impact of the Olympics Using Stock Market Indices of Host Countries:
"The results provide some support to the argument that mega sports events like the Olympic Games have significant economic impact on small economies like South Korea (in the 1980s) and Greece but not large economies like the USA, France or Japan"
Como estamos mais para Coréia do Sul (1980) do que para Estados Unidos ou Japão, eu continuo acreditando que tanto a Copa do Mundo como as Olimpíadas vão servir de indutores de crescimento, impactando positivamente o mercado acionário local.

Abaixo, minha contagem atualizada nas periodicidades mensal e semanal:

















Antes de me aprofundar um pouco mais sobre o assunto, eu havia deixado essa mesma impressão (intuição) registrada num post do início de Janeiro: Grande Ciclo IBOV

Abraços, MC

4 comentários:

fervale disse...

Muito interessante MacMArco.

Corrobora com o ciclo de 21 anos:

“Ciclo de 21 anos

Ciclo maior da nossa bolsa, esse ciclo não é muito prático, pois é muito longo e como falei antes como o mercado são ciclos dentro de ciclos, se estivermos em um ciclo de 21 anos de alta, existirão baixas enormes dentro deste ciclo de alta, claro que as altas demorarão mais e serão maiores em tamanho tb.

Mas, mesmo não sendo prático, é importantíssimo ter sempre ele em mente e saber que o padrão pode ser quebrado a qualquer momento ou demorar mais ou menos que 21 anos. Mas,como até agora não foi quebrado o padrão, devemos ter em mente que a maior chance é dele ser mantido. Então, vamos ao padrão.

1929-1950. A bolsa só caiu. Era uma bolsa de café e produtos agrícolas basicamente. (1929 famosa quebra da bolsa de nova york)

1950-1971. A bolsa só subiu. 1971,considerado época do milagre econômico, brasil ia ser uma potência mundial ninguèm tinha dúvidas disso.( notícia boa ,bolsa explodindo,euforia ,hora de vender).1971 ficou sendo o topo histórico por um bom tempo ,pois depois de cair 21 anos e subir mais 10anos ,bolsa ainda estava abaixo do topo feito em 1971. Alguma semelhança com galera falando que brasil vai ser potência mundial,passando E.U.A. , não é mera coincidência, é o que acontece desde sempre.

1971-1992. A bolsa só caiu. Conheci o mercado e me apaxonei em 1992. No começo, achava que a bolsa só subia, por que peguei o ciclo de alta começando, quando veio o primeiro ciclo de baixa menor, que susto. Marcio Noronha e Luís goldfeld que eram analistas e sabiam tudo de gráficos me ensinaram muito e me disseram: vamos subir 21 anos e me mostraram o porque. A maioria riu, mas aquela história bateu no meu ouvido e não sei explicar, eu não tinha certeza de nada, mas aquilo eu tinha certeza que ia acontecer. Falei para o Paulo andré ,pro tunico e pra muitos, era pra comprar e esquecer e comprar mais durante 21 anos. Paulo andré, em um desses ciclos de baixa dentro do maior de 21 anos de alta,veio com uma história de china quebrando, ele e o mezenga. Dizia ele: que qualquer desgraça na china, multiplicava por bilhão e eu tranquilo falei: Paulo andré, qualquer desgraça é passageira, o ciclo é de alta. Não que o Paulo andré não entenda de economia ou eu entenda ,por que não entendo, mas como vocês podem ver, passamos por muita coisa ruim, mas nada mudou o ciclo de 21 anos de alta na bolsa.

1992-2013. A BOLSA SÓ SUBIU E FALTAM 3 ANOS PRA ACABAR O CICLO.

2013. Como seria então, pelo ciclo, de hoje a 2013 ?

Provavelmente, tem uma queda por agora até outubro de 2010 mais ou menos ,que vai ser a última queda antes da porrada monstra pra cima que vem por ai e provavelmente termina em 2013. Com todos os papéis praticamente em topo histórico e bovespa batendo no mínimo na linha de cima do canal que vou mostrar mais na frente.

Por que teria essa euforia toda ? Srs, um ciclo de alta dentro do ciclo de 21 ,já tem essa euforia , o que estamos falando aqui é o último ciclo de alta dentro do ciclo de 21 anos de alta, é a euforia em relação ao ciclo maior.

O que esperar depois dessa euforia e essa alta monstra ? Óbviamente não tem como prever se realmente vai acontecer e se vai ser exatamente em 2013 , mas desde que o mercado é mercado, depois de euforia e preços lá em cima vem a queda .

2013-2034. Provavelmente um ciclo de baixa ,com altas muito fortes dentro dele. Linha de baixo do canal com muita chance de ser tocada pelo mercado e pode ser uma compra sem igual, mesmo em um ciclo de baixa maior, pois essa linha nunca foi perdida, mesmo nos ciclos de baixa maiores.”

Grade abraço à Claudio Fialdini autor do texto.

Marco Correia disse...

Obrigado Fernandinho!

Dentro do contexto do que discutimos ontem, ter a paciência para aguardar os 62/58k, pode ser uma boa alternativa. Obrigado pelo apoio! Abraço, MC

Unknown disse...

Uma das minhas contagens é igual a sua Marco, embora eu goste tb de uma na qual estaríamos numa Onda C da 4.

Abraço Marco

Marco Correia disse...

Vinicius, obrigado pelo comentário!

Na contagem proposta também estamos viajando na c:4.
Se puder, me envie a sua contagem que eu posto por aqui. Abraço, MC

Marcorreia@uol.com.br