sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

POSITIVO - Pergunta Interessante

Como um dos meus objetivos com o Blog é desmistificar um pouco do muito que se fala sobre a teoria das ondas, reproduzo a seguir uma pergunta interessante que me foi colocada no post de POSI3.

Resolvi fazer isso porque sei que muita pouca gente (dos poucos que visitam o blog) vai ler o que ficou registrado no comentário. Na minha opinião, o macete que ficou registrado lá é um dos mais  interessante para quem quer seguir surfando nas maravilhosas ondas de Ralph Elliott.
..................................................................................................................................................
(Nota: Para facilitar, fiz um ajuste na iv vermelha - diário - em relação ao gráfico abaixo)

















Pergunta:


Oi Marco, essa onda 3 (circulo azul), no DIARIO, nao deveria ter seu indicador com minima menor do que a das ondas (iii) vermelha e (iii) azul, por serem de menor grau? Pergunto isso pois pelo que percebi(nao sei se esta correto, mas) ha momentos em que isso ocorre e outros momentos em que nao ocorre. Ou seja as vezes o indicador comeca a dar sinais de divergencia nas ondas iii-v da 3 , e continua divergindo ate a 5 e as vezes nao.


Agora observando os graficos DIARIO e SEMANAL da posi3, parece que essa caracteristica(divergir desde a iii-v da 3) e uma questao relativa a prazo operacional, pois no Semanal a divergencia ainda nao ocorreu, pois nao temos a onda 5 mas temos uma minima no indicador menor que a da onda 1 e mesmo da onda a, apontando a onda 3.


Me desculpe se estiver falando algo sem sentido ou mesmo muito obvio, rsrsrs, mas o segredo de se ter mais precisao nas contagem de Elliott, vem de se encaixar as ondas atraves de seus sinais no indicador passando por uma visao de multiple Time frame? E assim que voce se norteia?


Abs 25 de fevereiro de 2011 15:41

Resposta:
 Marco Correia disse...



Quando a gente responde para um "Anônimo" é preciso ter cuidado dobrado pois pode-se estar falando com um mestre no assunto!

Pela forma como você coloca a sua dúvida, percebo claramente que você tem muito bons conhecimentos do assunto, dominando com maestria a questão das divergências que ocorrem entre os preços e os osciladores. Assim, vou tentar ser o mais prático possível, evitando entrar em detalhes.

1) Todas as minhas contagens começam sempre pelo timeframe mais alto, no caso mensal.

Meu objetivo nessa fase é ter um ou dois cenários mais prováveis, sempre tomando como base a leitura que faço do(s) oscilador(es).

Infelizmente, no caso de POSI, o histório mensal é relativamente pequeno, o que dificulta essa leitura.

2) Analiso esses dois cenários mais prováveis, segundo os mesmos critérios, numa periodicidade imediatamente inferior, no caso semanal.

Se você olhar no gráfico de POSI Semanal, vai notar que o oscilador deixa uma leve divergência no fundo 3 (azul).

Ali, o fundo mais fundo no oscilador marca a onda iii:3, que diverge com a v:3 que vem logo em seguida e completa aquele movimento impulsivo.

Desde aquele ponto estamos "brincando" de subir e descer sem uma tendência definida, dentro do que eu suponho ser uma onda 4 (circulo azul). O fato do oscilador sinalizar uma RN (Reversão Negativa) reforça essa impressão.

3) Para tentar esclarecer os desdobramentos que estão acontecendo ali, desço mais um timeframe (diário) e procuro pelos padrões que suportem ou anulem a minha contagem.

Se você prestar atenção ao que esta acontecendo no diário, vai ver que o fundo mais fundo do oscilador aconteceu na iii:3 (vermelha).

A contagem que se segue a partir daquele ponto (ou, para ser mais preciso, a partir da iv (vermelha) é o desdobramento interno da última perna da onda 3, que vai de i(azul):v:3 a v(azul):v:3, onde a onda 3 se completa.

É possível verificar nessa última contagem - i a v (azul) - que, naquele intervalo, a iii:v:3 foi a que cavou mais fundo, divergindo da v:v:3.

Então, resumidamente, dentro da onda 3 (azul) temos 3 Divergências, a saber:

1) A que nasce entre as ondas iii e v da onda III:3;

2) A que nasce entre as ondas iii e v da onda V:3;

3) A que nasce das ondas III:3 e V:3.

Se ainda ficou confuso, me escreva que eu tento explicar de outra forma.

Abraços e bfs, MC
 25 de fevereiro de 2011 16:53


4 comentários:

Anônimo disse...

Desculpe Marco, fui eu (Elemento) que questionei , esqueci de colocar meu nome.

Obrigado pela resposta.

Agora sim,
Abs do Elemento

Marco Correia disse...

G'Day Elemento!

Vc é mesmo um figuraço... Rs
Abração e bfs, MC

BudFox disse...

Bom dia Marcos, depois que descobri seu blog tenho visitado ele diariamente e pelo que tenho visto suas analises são efetuadas com grande maestria, novamente parabens pelas analises e principalmente por serem abertas ao publico. Aproveito tambem para perguntar se vc poderia indicar algum curso sobre as ondas de Elliott ? Bfs e sucesso !!

Marco Correia disse...

Bud, bom dia!

Infelizmente eu não posso te recomendar um curso porque eu mesmo nunca frequentei nenhum.

Tudo o que eu aprendi foi com um grande amigo chamado Paulo Caldas, que costumava postar no site da Leandro & Stormer, e com os muitos livros que eu li sobre o assunto.

Sem dúvida, para quem quer se iniciar com bons fundamentos eu recomendaria o livro: Elliott Wave Principle: Key To Market Behavior - Robert Prechter / A J Frost (desconheço se já existe versão em Português).

Depois de estudar o conteúdo do livro o negócio é praticar!

Infelizmente não tem outro jeito!

Um grande abraço e bom final semana, MC