sábado, 3 de março de 2012

IBOV & YM (Dow Jones Futuro) - WF20120302

A previsibilidade continua muito alta para o meu gosto!!

A RP cumpriu o seu papel levando o YM a um novo teste da resitência nos 13k (quem acreditou que iria, levanta a mão! Ninguém? Mas foi, hehehe!) e o triângulo, de fato, já teve o suporte testado no intraday da última sexta-feira.

Como eu já disse, a menos que o mercado acelere, ganhando momento, vamos reverter, desta vez mais fundo!

Como já fizemos um teste no suporte do triângulo verde do oscilador (Post 010312), agora, meu desdobramento mais provável seria uma abertura de semana com teste na resistência, de onde, pela aparente fraqueza, retornaria.

Claro que um fato novo pode mudar tudo: Uma abertura em gap, por exemplo, poderia conferir o vigor (momento) necessário para confirmar uma onda 3. Sinceramente, eu não acredito nessa possibilidade!

YM - A definição deve acontecer no interior do triângulo verde













YM - Teste do suporte no intraday
















YM - Expectativa de desdobramento: Teste Resistência e reversão!!













Importante notar que, apesar da minha expectativa - intuição - descontado o sinal divergente do oscilador na periodicidade diária - decorrente do longo período de congestão em um patamar extreito de preços - não existe nenhum sinal gráfico na periodicidade superior que confirme o meu "achismo", razão pela qual sigo operando normalmente na ponta compradora.



É preciso entender a indefinição - e aparente falta de força - do mercado nesse momento: Estamos entre a duas projeções alternadas de 1:1 dos dois pivôs que formam essa perna de alta, sendo portanto zona de definição. Os comprados vão tentar empurrar para cima - o que abriria uma expectativa altista de uma possível onda 3 - enquanto os vendidos vão fazer de tudo para empurrar para baixo, confirmando um movimento ABC (ZigZag) que, neste caso, se daria por concluido.

Quem perder a batalha, fatalmente vai pagar a conta!

O IBOV segue inalterado, sem nenhum sinal aparente de reversão, demonstrando alguma força ao romper, na última quinta-feira, o patamar dos 67k:

O rompimento dos 67k chamou a minha atenção por dois motivos:
  1. Porque o rompimento se deu sem que a matriz tivesse rompido a resistência dos 13k;
  2. Porque o rompimento veio acompanhado da virada de mão dos investidores estrangeiros que, de vendidos, passaram a comprados. No pregão de sexta, contudo, viraram a mão mais uma vez, passando de 1000 contratos comprados para 9000 vendidos!
Tenho visto muita gente tentando adivinhar o topo, operando venda e tomando prejuizo! Eu já disse, e repito: Se achar que o mercado está esticado, não compre! O que não pode é achar que, porque entende que está esticado (e não está!), sair vendendo sem sinal de confirmação.

Como comentei acima, existe uma possibilidade altista que, se confirmada, pode levar os preços para bem alto, rápidamente (onda 3). Operar vendido nesse cenário, contra as Médias Móveis, em zona de transição, na minha opinião ´é sinal de loucura, ignorancia ou burrice!

Abraços e bons negócios! MC

Nenhum comentário: