sábado, 10 de março de 2012

IBOV - Compra ou Venda? (WF 100312)

Como eu não tenho muito a acrescentar ao que já disse anteriormente, hoje, vou tentar induzir você a pensar sobre o cenário mais provável para o mercado. Se não estiver com vontade de pensar, pode parar por aqui!

Vamos começar pela periodicidade:

Sabemos que, quanto maior a periodicidade, melhor e mais confiável a leitura que se pode fazer dos traçados, tanto nos preços como nos osciladores. Vocês já devem ter percebido que, pessoalmente, prefiro os osciladores!

Se você é um daqueles que acha que o mercado esta esticado e que já é hora de abrir operações na ponta vendedora ou de sair das posições compradas, eu sugiro que você compare os traçados e candles que vão ficando na periodicidade mensal. Na minha opinião, a mais confiável!

Aos não Elliottistas peço que simplesmente ignorem a contagem e se atenham aos traçados / candles.

Como, reconhecidamente, não podemos antecipar o futuro mas, ainda assim, precisamos operar, é importante trabalharmos com mais de um cenário, adotando, com base nas evidências disponíveis, um deles como sendo o mais provável e na direção do qual as operações deveriam seguir.

Pela minha contagem, fica evidente qual é o meu cenário dominante. Ainda assim, para que você possa entender os meus motivos, eu te convido a analisar as evidências disponíveis no gráfico abaixo - Traçados e Candles - respondendo objetivamente às perguntas que se seguem:















1) O candle atual, guarda alguma similaridade com aquele deixado em um ponto equivalente do oscilador no ano de 2009?

2) Esse candle deixa evidente qual a força dominante no mercado?

3) O traçado no oscilador guarda alguma semelhança com o traçado inicial de 2009?

4) Existe alguma chance daquele mesmo traçado estar se repetindo?

Depois de responder a essas perguntas, permita-se refletir por algum tempo, defina qual é o seu cenário mais provável, e prossiga para a próxima pergunta:

 

5) Com base no cenário que você acaba de definir, que tipo de operações você deveria estar iniciando: compra ou venda?

Abraços e um bom final de semana a todos! MC

2 comentários:

Anônimo disse...

Fala Marco,sei que vc gosta de PMAM3...vc tem contagem dela?
Alexandre

Marco Correia disse...

Alexandre, bom dia!

Tenho sim, mas já faz algum tempo que não trato de trades por aqui.

Alguns entenderam que aquilo que eu fazia por prazer era, na opinião deles, uma obrigação, razão pela qual eu simplesmente cortei!

Grande abraço, MC